De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Organizações brasileiras denunciam a países europeus riscos do PL de licenciamento ambiental e pedem ajuda para barrar o texto

05/06/2025

Autor: Luciana Casemiro; Mírian Leitão

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com/blogs/miriam-leitao/post/2025/06/organizacoes-brasileiras-denunci



Organizações brasileiras denunciam a países europeus riscos do PL de licenciamento ambiental e pedem ajuda para barrar o texto

Por Luciana Casemiro
05/06/2025

Em reunião realizada na Embaixada da França, em Brasília, um grupo de ambientalistas, representando mais de cem organizações não governamentais brasileiras apresentou nesta quinta-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, uma carta aberta em que alertam os países da União Europeia sobre os riscos de retrocesso que representa Projeto de Lei de Licenciamento Ambiental, 2159/2021. O texto assinado por cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), como Carlos Nobre, afirma que o PL pode acelerar a chegada do ponto de não retorno da Floresta Amazônica, com efeitos desastrosos sobre o clima global.

Participaram da reunião representantes das embaixadas de Finlândia, Suécia, Países Baixos, Alemanha, Irlanda, Polônia, Espanha e Dinamarca. A carta foi enviada também ao presidente do Conselho Europeu, António Costa, por intermédio da Delegação da União Europeia no Brasil, quando em visita oficial a capital brasileira na semana passada. O texto conclama a Europa a fazer pressão sobre o Congresso e o governo brasileiro para frear o avanço do projeto de lei.

- A aprovação do PL 2159 será um retrocesso histórico não apenas nas leis e no posicionamento diplomático e multilateral brasileiros; será um retrocesso sentido em toda América do Sul, pois os impactos negativos da degradação da Amazônia após atingirmos o ponto de não retorno serão profundos e irreversíveis. Estamos falando de abastecimento de água de diversos países, da inviabilização do modelo agroexportador de agricultura, do comprometimento da geração de energia hidrelétrica, da expansão previsível da corrupção sistêmica e outras consequências ainda difíceis de estima - ressalta Marcos Woortmann, diretor-adjunto do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), uma das entidades signatárias da carta.

Uma das principais preocupações das organizações, segundo o Instituto Socioambiental (ISA), é que, caso o texto em tramitação seja aprovado, com base nos projetos que atualmente aguardam licenciamento, seriam automaticamente aprovados, colocando em risco até 18 milhões de hectares de floresta.


https://oglobo.globo.com/blogs/miriam-leitao/post/2025/06/organizacoes-brasileiras-denunciam-a-paises-europeus-riscos-do-pl-de-licenciamento-ambiental-e-pedem-ajuda-para-barrar-o-texto.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.