De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Estande da Funai leva informações e promove escuta durante 1ª Conferência e IV Marcha de Mulheres Indígenas em Brasília

06/08/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) leva informações sobre combate à violência contra a mulher e agroecologia, promove espaço de escuta e mostra sobre ações da autarquia, por meio de um estande durante a 1ª Conferência Nacional das Mulheres Indígenas, que ocorre simultaneamente à IV Marcha das Mulheres Indígenas. A instituição também participa das discussões dos eixos temáticos. Os eventos reúnem povos de várias partes do Brasil e do mundo para promover a igualdade de gênero, a defesa dos direitos e a preservação das culturas indígenas, até quinta (7), no Complexo Cultural Funarte, em Brasília. Na sexta-feira (8), as lideranças retornam para os seus territórios.

Para Mayra Guajajara, da Aldeia Maracanã do Rio de Janeiro (RJ), o estande contribuiu para que ela pudesse conhecer ainda mais sobre a atuação da Funai em todo o território nacional. "É muito importante conhecer esse trabalho, especialmente voltado para nós mulheres indígenas que estamos na luta de nossos corpos e territórios. Eu, que sou mulher e da educação indígena, quero conhecer mais, dialogar e buscar melhorias para o meu povo", conclui.

O estande da Funai fica no Pavilhão das instituições do Governo Federal que busca levar informações e orientações para as mulheres indígenas e seus territórios. "O espaço tem o objetivo de escuta, acolhimento, roda de conversa, e ainda apresenta o trabalho que vem sendo feito pelos técnicos e setores da Funai, em especial voltado à defesa e bem-estar das mulheres indígenas. A conferência e a marcha são oportunidades para acolher, ouvir e buscar propostas e ações para as mulheres, suas vidas e seus territórios, por isso estamos também com representantes da Funai nos eixos temáticos", reforça a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Lucia Alberta.

Além de diversas ações de acompanhamento, escuta e incentivo às mulheres indígenas em todo o território nacional, a Funai participou das seis etapas e apoiou quatro etapas regionais da 1ª Conferência Nacional das Mulheres Indígenas, que foram preparatórias para a etapa nacional que está acontecendo na capital federal.

Conferência e Marcha
"Mulheres Guardiãs do Planeta pela cura da Terra" é o tema da I Conferência das Mulheres Indígenas. E o tema da IV Marcha das Mulheres Indígenas é "Nosso corpo, nosso território: somos as guardiãs do planeta".

Os dois eventos reúnem mais de 5 mil indígenas dos seis biomas brasileiros e são realizados em parceria entre o Ministério das Mulheres, o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e a Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA) e contam com o apoio de diversas instituições, entre elas, a Funai.

Além dos estandes, a conferência debate temáticas voltadas às mulheres e seus territórios indígenas, divididos em cinco eixos temáticos: Direito e Gestão Territorial; Educação e a Transmissão de Saberes para o Bem Viver; Políticas Públicas e Violência de Gênero; Emergência climática; e Saúde.

A partir dessas discussões será construído, de forma interministerial e interinstitucional, um "Plano Nacional de Políticas para Mulheres Indígenas sob a perspectiva de Enfrentamento às Violências"; além de avaliar as ações do Estado brasileiro destinadas às mulheres indígenas; e propor diretrizes para a "Política Nacional das Mulheres Indígenas".

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/estande-da-funai-leva-informacoes-e-promove-escuta-durante-1a-conferencia-e-iv-marcha-de-mulheres-indigenas-em-brasilia
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.