De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Funai, Ibama e Coiab apoiam formação e entrega de equipamentos para brigada indígena Karajá na Ilha do Bananal

08/08/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A brigada indígena comunitária do povo Karajá foi contemplada, entre os dias 28 de julho e 1o de agosto, com formação técnica e entrega de equipamentos para atuação no combate e prevenção a incêndios florestais. Localizada na Terra Indígena Parque do Araguaia, na região noroeste da Ilha do Bananal (TO), a brigada recebeu apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama) e da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).

Formação
Durante a ação, conduzida na aldeia Macaúba, 35 indígenas foram capacitados por meio do curso fornecido pelo Prevfogo/Ibama, no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) de mais de 12 anos de vigência, firmado com a Funai. Além dos novos brigadistas que atuarão na brigada comunitária indígena, a região já conta com outros 22 indígenas contratados via ACT pelo Prevfogo/Ibama que atuam como brigadista do programa de brigada federal em terras indígenas durante 6 meses.

A formação abordou temas como organização e segurança, comportamento do fogo, uso de equipamentos, manejo integrado do fogo, queima prescrita, técnicas de combate e desmobilização.

"A recepção foi marcada por cantos e expressões de agradecimento das lideranças. É um momento importante para reconhecer tanto o apoio institucional da Funai, Ibama e Coiab quanto os conhecimentos tradicionais dos povos indígenas na gestão do fogo", destacou o coordenador regional da Funai no Araguaia, Bolivar Xerente, que já atuou como brigadista e é também Instrutor de brigadas. Ele ressaltou os avanços na estrutura das bases operacionais apoiadas pela Funai e Prevfogo/Ibama por meio de acordo de cooperação.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que houve uma redução de 34% nos focos de calor na Terra Indígena Parque do Araguaia entre os meses de junho e agosto de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024 - passando de 544 para 352 focos. Os dados avaliam o período de 1o de junho a 1o de agosto dos dois anos.

Novos equipamentos
Ao final da formação, a Coordenação Regional Araguaia-Tocantins da Funai (CR-ATO), com apoio da Coordenação Geral de Monitoramento territorial (CGMT/Funai), deu suporte à Coiab na entrega de equipamentos solicitados pela comunidade, como sopradores, gerador de energia e fogão industrial. Esses materiais visam não apenas reforçar o trabalho da brigada comunitária indígena, mas também apoiar a brigada federal, garantindo maior autonomia e capacidade de resposta durante os períodos críticos de queimadas.

"Com a entrega desses equipamentos, buscamos fortalecer a capacidade de resposta das brigadas comunitárias indígenas frente às emergências ambientais, contribuindo para a segurança, autonomia e gestão territorial dos povos indígenas", afirmou Vanessa Apurinã, gerente de Monitoramento Territorial da Coiab.

A ação integra uma estratégia mais ampla de gestão territorial e ambiental liderada pelos próprios povos indígenas e contou também com a participação da Gerência de Monitoramento Territorial Indígena (Gemti) da Coiab, da Articulação dos Povos Indígenas do Tocantins (Arpit), da Coordenação Técnica Local (CTL) Santa Terezinha, vinculada à CR-ATO, da Coordenação Geral de Monitoramento territorial (CGMT/Funai), e do Distrito Sanitário Especial Indígena Tocantins (DSEI/TO).

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-ibama-e-coiab-apoiam-formacao-e-entrega-de-equipamentos-para-brigada-indigena-karaja-na-ilha-do-bananal-1
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.