De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Invasões se intensificam na Terra Indígena Karipuna, em Rondônia

14/08/2025

Autor: Shanna Hanbury

Fonte: Mongqabay - https://brasil.mongabay.com/



Invasões se intensificam na Terra Indígena Karipuna, em Rondônia

Líderes Karipuna denunciam o aumento de invasões e desmatamento em seu território na Amazônia, com pouca resposta das autoridades; apesar de operações governamentais terem destruído estruturas ilegais em 2024, as atividades criminosas persistem.

O desmatamento já consumiu 6,6% do território, e a falta de fiscalização incentiva grileiros e madeireiros. Com apenas 63 sobreviventes, os Karipuna enfrentam graves perdas culturais e ambientais.

Invasões ilegais na Terra Indígena Karipuna, em Rondônia, voltaram a avançar, segundo lideranças indígenas que conversaram com a Mongabay após um alerta da organização global sem fins lucrativos Survival International.

"Este ano tem sido muito difícil, porque há muitas pessoas em nosso território", disse André Karipuna, cacique do povo Karipuna, à Mongabay em uma mensagem de áudio. "Identificamos novos locais [que estão sendo invadidos], um lugar que antes não havia sido perturbado e agora está sendo destruído."

Líderes Karipuna relataram à Mongabay dezenas de novas invasões, especialmente no sul do território, mas falta resposta das autoridades.

Em julho de 2024, o governo federal realizou uma operação para retirar invasores da terra indígena. Funcionários destruíram 17 pontes e 38 rotas de acesso ilegais, além de outras infraestruturas ilícitas, informou o Ministério dos Povos Indígenas à Mongabay, por e-mail. Ninguém foi preso ou responsabilizado. Líderes indígenas afirmam que, após a operação, as atividades ilegais e invasões foram retomadas lentamente.


Segundo o Global Forest Watch, mais de 10 mil hectares, ou 6,6% do território, foram desmatados entre 2001 e 2024. O pico ocorreu em 2022, com um recorde de perda florestal de 2 mil hectares, e imagens de satélite mostram que uma casa não-indígena foi construída perto de uma das áreas desmatadas.

Em 2024, satélites registraram 194 hectares de perda florestal; os dados de 2025 ainda não foram quantificados.

Segundo a lei brasileira, invasão ou ocupação de terras indígenas é um crime grave, respaldado pela Constituição e por um estatuto que aumenta as penas em um terço quando crimes afetam povos indígenas.

Mas a falta de ação das autoridades encorajou madeireiros e grileiros na região a desmatar sem expectativa de punição. Líderes indígenas no local relatam frustração ao continuarem denunciando crimes sem resultados.

"O que as agências federais nos garantiram? Que haveria monitoramento e vigilância em nosso território", disse Adriano Karipuna, uma das lideranças, à Mongabay em mensagem de áudio. "No entanto, isso não está acontecendo. E, por não estar acontecendo, os invasores estão voltando."

Segundo registros históricos, no século 19, inúmeras aldeias Karipuna, com milhares de pessoas, margeavam os rios Madeira e Purus, no estado de Rondônia. Um documento antigo chamava a região de "Nação Caripuna".

Desde então, violência colonial e doenças mataram quase todos os Karipuna. Hoje, restam apenas 63 pessoas e uma aldeia.

"Essas invasões causam inúmeros impactos sociais, ambientais, econômicos, alimentares e culturais", disse Adriano Karipuna. "Sinto-me indignado. Esta é uma situação que não pode mais ser tolerada. Simplesmente não pode continuar."

Imagem do banner: Imagem de satélite mostram uma casa e área desmatada na Terra Indígena Karipuna. Imagem via Google Earth por Emilie Languedoc/Mongabay.

https://brasil.mongabay.com/2025/08/invasoes-se-intensificam-na-terra-indigena-karipuna-em-rondonia/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source