De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Governo Federal entrega ferramentas e casas de farinha para 130 famílias Yanomami no Amazonas

08/09/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) entregou 130 kits de ferramentas e 26 casas de farinha à comunidade Maiá, localizada na Terra Indígena Yanomami, no estado do Amazonas. Conduzida pela equipe da Força-Tarefa Yanomami e Ye'kwana (FTYY) da Funai, a ação tem como objetivo fortalecer a segurança alimentar, promover a autonomia produtiva e apoiar a continuidade das práticas tradicionais de cultivo e beneficiamento da mandioca e macaxeira que são principais alimentos da cultura Yanomami. A iniciativa integra as ações do Governo Federal para enfrentamento da emergência sanitária no território.

A entrega se estendeu por três dias, de 2 a 4 de setembro, devido à complexidade do deslocamento até a comunidade, cujo acesso mais rápido só é possível por via aérea, em razão das dificuldades no tráfego fluvial em razão do período de seca.

Os kits distribuídos incluem facão, enxada, panela, kit de pesca (linha e anzol) e limas, itens fundamentais para o preparo das roças e para a subsistência das famílias. Já as casas de farinha são compostas por equipamentos como catitu, motor, forno, correia e polia, possibilitando ampliar a produção de farinha e derivados.

'O material recebido fortalece nossa agricultura e traz melhores condições para o nosso povo' Cacique Luciano Nascimento Yanomami

Atualmente, a comunidade de Maiá reúne 165 famílias e é liderada há 52 anos pelo cacique Luciano Nascimento Yanomami. Ele ressaltou o significado da iniciativa para o fortalecimento da comunidade. "Como morador da comunidade Maiá, compreendo a importância da ação que a força-tarefa está realizando. Agradecemos a iniciativa da Funai. Nossa alegria se deve ao material recebido, que fortalece nossa agricultura e traz melhores condições para o nosso povo".

A Associação das Mulheres Yanomami Kumirayoma (AMYK) também foi contemplada com 209 kg de miçangas, dos quais 75 kg foram doados às mulheres Yanomami da comunidade Maiá. O material foi recebido por Rosana Yanomami, representante das mulheres na comunidade. "Nós estamos muito felizes com essa entrega pois essas miçangas vão servir para fazermos artesanatos e também para usarmos nas festas tradicionais, como a festa da banana".

Rosana também destacou a importância dos materiais agrícolas recebidos. "Esses equipamentos vão nos ajudar muito. Antes, nós usávamos ralador e fazíamos todo o trabalho da mandioca à mão. Agora, com esse apoio, nosso trabalho vai melhorar bastante, garantindo nossa alimentação e a produção de tudo o que consumimos aqui na comunidade".

O coordenador-geral de Atividades Produtivas da Funai, Jefferson Fernandes, ressaltou que a entrega atende a um compromisso assumido pela instituição. "Estamos aqui deixando uma grande entrega de ferramentas e kits para casas de farinha. É um compromisso assumido pela presidenta da Funai de prover as comunidades com materiais para desenvolver atividades de roça e produção de alimentos, com o objetivo de melhorar a segurança alimentar".

Já a analista de cadeias produtivas da Força-Tarefa Yanomami e Ye'kwana, Sandra Zanotto, destacou o papel da ação na garantia de direitos fundamentais. "Estamos aqui entregando essas ferramentas diretamente à comunidade de Maiá, demonstrando o compromisso do Governo Federal em garantir a soberania e segurança alimentar. Essa presença é fundamental para enfrentar as dificuldades que as populações indígenas têm no acesso a itens básicos de alimentos."

'Essas miçangas vão servir para fazermos artesanatos e também para usarmos nas festas tradicionais, como a festa da banana' Rosana Yanomami, da Associação das Mulheres Yanomami Kumirayoma

No total, 130 famílias foram contempladas, fortalecendo a capacidade produtiva da comunidade e assegurando melhores condições para a continuidade de suas práticas tradicionais.

A ação integra as medidas estruturantes do Plano de Enfrentamento à Emergência Yanomami e reforça as diretrizes da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), que preveem apoio ao desenvolvimento sustentável, à preservação cultural e à segurança alimentar dos povos indígenas.

E, também, faz parte das ações do Comitê de Governança Yanomami e Ye'kwana, instalado com o objetivo de assegurar que os povos de diferentes regiões da Terra Indígena Yanomami possam acompanhar e avaliar as ações do Governo Federal no território, bem como participar da construção de políticas voltadas às comunidades da região.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/governo-federal-entrega-ferramentas-e-casas-de-farinha-para-130-familias-yanomami-no-amazonas
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.