De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Funai e Unesco avançam em nova proposta de cooperação para fortalecimento do Museu dos Povos Indígenas

09/09/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) deram início, nesta terça-feira (9), à construção de uma nova proposta de cooperação internacional. A atividade, realizada no Centro Audiovisual (CAud), em Goiânia (GO), conta com três dias de oficinas voltadas à definição de estratégias conjuntas para a valorização da diversidade cultural e linguística dos povos indígenas, com foco no Museu Nacional dos Povos Indígenas (MNPI), órgão científico-cultural da Funai.

Durante a abertura, foi apresentado o último projeto desenvolvido entre as duas instituições, que servirá de base para a atualização da cooperação. Intitulado "Salvaguarda do Patrimônio Linguístico e Cultural dos Povos Indígenas Transfronteiriços e de Recente Contato na Região Amazônica", o projeto teve início em 2015, com orçamento de R$ 11,2 milhões. Entre as principais frentes de atuação estiveram a formação de pesquisadores indígenas, as devolutivas de acervos materiais aos povos indígenas, o intercâmbio entre instituições, a produção de materiais de registro das línguas originárias, registros audiovisuais, imagéticos e etnográficos, além da qualificação e processamento técnico do acervo do MNPI.

A presidenta da Funai, Joenia Wapichana, ressaltou que a instituição passa por um processo de reestruturação para ampliar a capacidade de cooperação internacional. "Dentro da Funai tem espaço para tratar de cooperação e parceria. Estamos organizando um local estratégico para que essa cooperação seja fortalecida. A Funai e o Museu não são dissociados: trabalhamos juntos para fortalecer a cultura dos povos indígenas", afirmou.

Joenia destacou ainda o papel da Unesco no reconhecimento do patrimônio linguístico dos povos indígenas, especialmente ao longo de duas décadas de parceria com a Funai, que resultaram em registros fundamentais em livros e dicionários, fortalecendo a valorização da diversidade cultural.

Na sequência, a representante da Unesco, Maria Virginia Casado, oficial de projetos do setor de Cultura, enfatizou a importância de assegurar o protagonismo indígena no processo de cooperação. "Uma nova proposta de cooperação é estratégica e muito importante para que a efetividade deste projeto seja alcançada. São duas décadas de trabalho conjunto de respeito às especificidades culturais, sobretudo linguísticas", afirmou. Ela também ressaltou a necessidade de transversalidade nas ações e agradeceu a parceria com a presidência da Funai e com a equipe do MNPI.

Funai amplia diálogo e promove visita de parceiros ao Museu dos Povos Indígenas com foco na reabertura do espaço

As oficinas resultarão na elaboração de um documento orientador para atualizar a parceria e o projeto de cooperação entre Funai e Unesco, consolidando diretrizes para os próximos anos. O processo conta com a participação de lideranças indígenas engajadas na valorização cultural, que integraram o Comitê responsável pela elaboração do Plano Museológico do MNPI.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-e-unesco-avancam-em-nova-proposta-de-cooperacao-para-fortalecimento-do-museu-dos-povos-indigenas
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.