De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Daniel Munduruku torna-se o primeiro indígena a ocupar cadeira na APL em 116 anos

25/09/2025

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Daniel Munduruku torna-se o primeiro indígena a ocupar cadeira na APL em 116 anos
Ele é autor de mais de 60 livros, principalmente infantojuvenis
Escritor ocupará a cadeira que pertencia ao publicitário Roberto Duailibi

25/09/2025

A APL (Academia Paulista de Letras) elegeu, na quinta (25), o escritor Daniel Munduruku como novo integrante da instituição. Ele se torna o primeiro indígena a ocupar uma das 40 cadeiras da entidade em seus 116 anos de existência.

A vaga havia sido aberta com o falecimento do publicitário e acadêmico Roberto Duailibi.

Pertencente ao povo Munduruku, Daniel é autor de mais de 60 livros, a maioria dedicada ao público infantojuvenil, nos quais valoriza a diversidade cultural, a ancestralidade e as tradições dos povos originários. Sua estreia na literatura se deu em 1996, com "Histórias de índio".

Formado em filosofia, história e psicologia, com mestrado e doutorado em educação pela USP e pós-doutorado em linguística pela UFSCar, o escritor também é diretor-presidente do Instituto Uk'a - Casa dos Saberes Ancestrais.

Sua trajetória é marcada por prêmios importantes, como o Jabuti (2004 e 2017), o da Academia Brasileira de Letras (2010) e o da Unesco para Promoção da Tolerância e da Não Violência. Em 2018, foi reconhecido pela Fundação Bunge pelo conjunto da obra e atuação cultural.

Em 2021 e 2023, ele já havia concorrido à Cadeira 12 e 5 da Academia Brasileira de Letras, respectivamente.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2025/09/daniel-munduruku-torna-se-o-primeiro-indigena-a-ocupar-cadeira-na-apl-em-116-anos.shtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.