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Receita Federal inaugura em MS terceiro ponto de atendimento indígena do país
20/10/2025
Fonte: Receita Federal - https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/
Receita Federal inaugura em MS terceiro ponto de atendimento indígena do país
Novo serviço beneficiará 8,5 mil indígenas guarani-kaiowá, cuja aldeia fica a 15 km de Caarapó.
Mato Grosso do Sul passa a contar com dois dos três Pontos de Atendimento Virtual (PAVs) indígenas instalados no Brasil. O terceiro posto foi inaugurado na quinta-feira (16), na Aldeia Tey-Kuê (Morada Antiga), em Caarapó, a 270 quilômetros de Campo Grande.
Os outros dois pontos exclusivos para essas comunidades funcionam na Aldeia Amambai-Guapoy, em Amambai, e na comunidade Waimiri-Atroari, em Roraima.
A cerimônia contou com a presença do delegado da Receita Federal em Campo Grande, Zumilson Custódio da Silva, e da prefeita de Caarapó, professora Lurdes, além do delegado-adjunto Henry Tamashiro de Oliveira, do auditor-fiscal Elvis Caiçara da Silva, de Dourados, e da chefe de Atendimento da DRF Campo Grande, Marizete Horner de Almeida.
A prefeita destacou a importância do novo PAV, que atenderá uma comunidade com mais de 8 mil indígenas, "maior do que muitas cidades de Mato Grosso do Sul".
Segundo ela, a iniciativa representa o compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade de vida da população, especialmente a mais vulnerável.
"Tudo isso só foi possível graças aos esforços da Receita Federal que, em cinco meses, tornou possível esta inauguração", afirmou a prefeita.
O delegado Zumilson Custódio ressaltou a missão da Receita de garantir acesso aos serviços públicos a todos os cidadãos, onde quer que estejam.
"Apesar do avanço tecnológico, ainda há comunidades à margem do desenvolvimento. Os PAVs têm papel fundamental para que o poder público não deixe de atender um único cidadão. A aldeia está a 15 km da cidade, o que torna difícil o cumprimento de obrigações e o acesso a direitos", afirmou.
"Vitória para o nosso povo"
Para o cacique Anísio da Silva, 42 anos, a chegada do atendimento da Receita Federal representa um avanço para toda a comunidade.
"Aqui, dependemos do CPF para tudo. Então, é uma vitória para o nosso povo. Muito bom", disse.
Atendimento bilíngue
O PAV indígena de Caarapó prestará atendimento em duas línguas: português e guarani. A responsável será Grazieli de Almeida Fernandes, 27 anos, nascida e criada na aldeia. Formada em fisioterapia e servidora concursada do município, ela já atua com o Cadastro Único, do Ministério da Previdência.
"Estou acostumada com os atendimentos e preparada para mais essa tarefa", resumiu Grazieli.
Antes de iniciar as atividades, ela receberá treinamento na Delegacia da Receita Federal em Campo Grande, onde conhecerá os serviços e rotinas do órgão.
A analista-tributária Marizete Horner, responsável pelo Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), explicou que a servidora terá suporte direto da Receita para resolver demandas mais complexas.
"Ela terá todo o apoio necessário para garantir um atendimento eficiente ao cidadão indígena, à Receita e ao município", destacou.
A Receita e a prefeitura entregaram novos documentos do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) a mães de 11 crianças.
Equipamentos e estrutura
Para melhorar a comunicação entre o PAV de Caarapó e a Receita Federal, a DRF Campo Grande doou quatro aparelhos celulares destinados exclusivamente ao trabalho das equipes.
O delegado Zumilson reforçou que os equipamentos deverão ser utilizados apenas pelos servidores designados. O delegado-adjunto Henry Tamashiro acrescentou que a medida busca dar mais agilidade e eficiência ao atendimento.
"O objetivo é permitir que os funcionários atuem com eficiência e que os pontos de atendimento alcancem plenamente suas metas", concluiu.
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2025/outubro/receita-federal-inaugura-em-ms-terceiro-ponto-de-atendimento-indigena-do-pais
Novo serviço beneficiará 8,5 mil indígenas guarani-kaiowá, cuja aldeia fica a 15 km de Caarapó.
Mato Grosso do Sul passa a contar com dois dos três Pontos de Atendimento Virtual (PAVs) indígenas instalados no Brasil. O terceiro posto foi inaugurado na quinta-feira (16), na Aldeia Tey-Kuê (Morada Antiga), em Caarapó, a 270 quilômetros de Campo Grande.
Os outros dois pontos exclusivos para essas comunidades funcionam na Aldeia Amambai-Guapoy, em Amambai, e na comunidade Waimiri-Atroari, em Roraima.
A cerimônia contou com a presença do delegado da Receita Federal em Campo Grande, Zumilson Custódio da Silva, e da prefeita de Caarapó, professora Lurdes, além do delegado-adjunto Henry Tamashiro de Oliveira, do auditor-fiscal Elvis Caiçara da Silva, de Dourados, e da chefe de Atendimento da DRF Campo Grande, Marizete Horner de Almeida.
A prefeita destacou a importância do novo PAV, que atenderá uma comunidade com mais de 8 mil indígenas, "maior do que muitas cidades de Mato Grosso do Sul".
Segundo ela, a iniciativa representa o compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade de vida da população, especialmente a mais vulnerável.
"Tudo isso só foi possível graças aos esforços da Receita Federal que, em cinco meses, tornou possível esta inauguração", afirmou a prefeita.
O delegado Zumilson Custódio ressaltou a missão da Receita de garantir acesso aos serviços públicos a todos os cidadãos, onde quer que estejam.
"Apesar do avanço tecnológico, ainda há comunidades à margem do desenvolvimento. Os PAVs têm papel fundamental para que o poder público não deixe de atender um único cidadão. A aldeia está a 15 km da cidade, o que torna difícil o cumprimento de obrigações e o acesso a direitos", afirmou.
"Vitória para o nosso povo"
Para o cacique Anísio da Silva, 42 anos, a chegada do atendimento da Receita Federal representa um avanço para toda a comunidade.
"Aqui, dependemos do CPF para tudo. Então, é uma vitória para o nosso povo. Muito bom", disse.
Atendimento bilíngue
O PAV indígena de Caarapó prestará atendimento em duas línguas: português e guarani. A responsável será Grazieli de Almeida Fernandes, 27 anos, nascida e criada na aldeia. Formada em fisioterapia e servidora concursada do município, ela já atua com o Cadastro Único, do Ministério da Previdência.
"Estou acostumada com os atendimentos e preparada para mais essa tarefa", resumiu Grazieli.
Antes de iniciar as atividades, ela receberá treinamento na Delegacia da Receita Federal em Campo Grande, onde conhecerá os serviços e rotinas do órgão.
A analista-tributária Marizete Horner, responsável pelo Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), explicou que a servidora terá suporte direto da Receita para resolver demandas mais complexas.
"Ela terá todo o apoio necessário para garantir um atendimento eficiente ao cidadão indígena, à Receita e ao município", destacou.
A Receita e a prefeitura entregaram novos documentos do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) a mães de 11 crianças.
Equipamentos e estrutura
Para melhorar a comunicação entre o PAV de Caarapó e a Receita Federal, a DRF Campo Grande doou quatro aparelhos celulares destinados exclusivamente ao trabalho das equipes.
O delegado Zumilson reforçou que os equipamentos deverão ser utilizados apenas pelos servidores designados. O delegado-adjunto Henry Tamashiro acrescentou que a medida busca dar mais agilidade e eficiência ao atendimento.
"O objetivo é permitir que os funcionários atuem com eficiência e que os pontos de atendimento alcancem plenamente suas metas", concluiu.
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2025/outubro/receita-federal-inaugura-em-ms-terceiro-ponto-de-atendimento-indigena-do-pais
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