De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Funai leva à COP30 demarcação como ponto central para enfrentar crise climática

06/11/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A demarcação de terras indígenas é a principal estratégia de enfrentamento às mudanças climáticas e de conservação da biodiversidade. Essa é a diretriz que vai orientar a participação da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) na COP30 e a mensagem que a autarquia indigenista do Estado brasileiro pretende transmitir ao mundo. Para a Funai, proteger os direitos dos povos indígenas é proteger o planeta. A 30o edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima ocorre entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA).

As terras indígenas no Brasil abrangem cerca de 105 milhões de hectares, o que corresponde a 13,8% do território nacional, e registram índice de desmatamento inferior a 3% do total detectado. Isso ocorre porque os povos indígenas mantêm uma relação harmônica e sustentável com as terras que habitam. Nesse sentido, a Funai reforça que a demarcação e proteção dos territórios são fundamentais para preservar as culturas indígenas que, por sua vez, estão ligadas à preservação ambiental.

Essa conexão é vital, pois faz parte de uma cadeia de práticas que ultrapassam os limites territoriais e impactam toda a sociedade. A reprodução cultural nos territórios e a proteção à cosmovisão, à espiritualidade e à relação especial dos povos indígenas com as terras habitadas são alguns dos resultados que beneficiam toda a coletividade. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), os indígenas representam 5% da população mundial e são responsáveis por proteger 80% da biodiversidade do planeta. Por isso, a Funai defende também o protagonismo e a valorização dos conhecimentos dos povos indígenas na COP30, como destaca a presidenta da autarquia, Joenia Wapichana.

"Os povos indígenas devem ser incluídos não só nas discussões, mas também nas tomadas de decisão sobre medidas de enfrentamento às mudanças climáticas. São eles que mais sofrem com a incidência de eventos extremos e são eles que têm mostrado os caminhos para enfrentar a crise climática. Os povos indígenas têm atuado como guardiões do meio ambiente e da biodiversidade, beneficiando todo o planeta, e devem ter seus conhecimentos valorizados", defende. A presidenta vai participar da COP acompanhada de equipes técnicas da Funai e de 14 coordenadores regionais da autarquia que atuam na Amazônia Legal.

Entre as ações da Funai na COP, com foco no protagonismo e valorização das culturas, tradições e conhecimentos dos povos indígenas, estão o "Espaço da Biodiversidade - Produtos Sustentáveis do Brasil" e o Festival de Cinema Ecos da Terra. Mais de 3 mil indígenas de diferentes povos do Brasil e do mundo devem participar da Conferência, conforme estimativa do Ministério dos Povos Indígenas (MPI). A expectativa é que o evento tenha a maior participação indígena da história das COPs.

Espaço da Biodiversidade
O "Espaço da Biodiversidade - Produtos Sustentáveis do Brasil" da Funai na COP30 está localizado na Zona Verde, área de livre acesso ao público. Com foco na inovação e na valorização dos conhecimentos territoriais e culturais dos povos indígenas do país, no Espaço da Biodiversidade, serão expostos e comercializados produtos alimentícios e artesanatos indígenas dos seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Pampa e Mata Atlântica.

O objetivo é ressaltar a biodiversidade brasileira; as vivências culturais; a rede de experiências e conhecimentos territoriais que fortalecem cadeias produtivas sustentáveis; e a inovação social e ambiental nas economias sustentáveis.

Festival de Cinema Ecos da Terra
O Festival de Cinema Ecos da Terra será realizado entre os dias 13 e 19 de novembro, em paralelo à COP, no Museu da Imagem e do Som de Belém. Em mais de 30 sessões, o festival de cinema indígena vai apresentar histórias e narrativas audiovisuais para que o Brasil mostre ao mundo um novo modelo de desenvolvimento que respeite os povos e os territórios indígenas.

A mostra é uma realização do Museu Nacional dos Povos Indígena (MNPI) - órgão científico-cultural da Funai - em parceria com o Mekaron Filmes, o Instituto Cultural Amazônia Brasil e o Museu da Pessoa.

COP 30
A COP30 é um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. A Conferência é considerada um dos principais eventos climáticos no mundo que, este ano, será realizado no Brasil, em Belém (PA).

Os temas a serem discutidos incluem redução de emissões de gases de efeito estufa; adaptação às mudanças climáticas; financiamento climático para países em desenvolvimento; tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono; preservação de florestas e biodiversidade; e justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/proteger-os-direitos-dos-povos-indigenas-e-proteger-o-planeta-funai-leva-a-cop30-demarcacao-como-ponto-central-para-enfrentar-crise-climatica
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.