De Pueblos Indígenas en Brasil

Notícias

DENÚNCIA: Quilombo Onça, em Santa Inês (MA), sofre nova invasão para desmatamento ilegal por fazendeiro

07/11/2025

Fonte: CPT - https://cptnacional.org.br/



DENÚNCIA: Quilombo Onça, em Santa Inês (MA), sofre nova invasão para desmatamento ilegal por fazendeiro

Na manhã desta quinta (7/11), famílias do Quilombo Onça, em Santa Inês, no Maranhão, sofreram nova invasão de seu território para desmatamento ilegal por fazendeiro.

A comunidade foi surpreendida com a invasão do fazendeiro, escoltado por jagunços e trator, para derrubada criminosa da vegetação. A ação gerou diversos danos ao território, não somente pela vegetação devastada, mas pelo aprofundamento das violências históricas e cotidianas empenhadas contra as famílias.

Com resistência coletiva e mobilização, a comunidade, unida, enfrentou a violência e conseguiu expulsar o fazendeiro e seus jagunços, barrando a derrubada de mais árvores pelo trator e maiores prejuízos ao território, mas a ameaça continua.

O Quilombo Onça está no processo de conclusão do RTID, o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação, uma etapa essencial no processo de titulação de territórios quilombolas no Brasil. Enquanto a comunidade não tiver garantida sua titulação definitiva, com o título coletivo da terra, as famílias continuam vulneráveis a ataques de fazendeiros com interesses na área.

Mesmo com o recuo dos invasores, é preciso manter o alerta e fortalecer a denúncia pela integridade das famílias e dos territórios.

Por Júlia Barbosa (Comunicação CPT Nacional)
e Movimento Quilombola do Maranhão (MOQUIBOM)

https://cptnacional.org.br/2025/11/07/denuncia-invasao-quilombo-onca/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.