De Pueblos Indígenas en Brasil

Notícias

Batalhão de Choque retorna à área de ocupação após indígenas retomarem fazenda em Caarapó

25/09/2025

Autor: Idaicy Solano

Fonte: Mídia Max- https://midiamax.uol.com.br/



Batalhão de Choque retorna à área de ocupação após indígenas retomarem fazenda em Caarapó
Conflito se iniciou no domingo (21), após fazenda fazer a pulverização de agrotóxicos próximo à aldeia

Equipes do Batalhão de Choque da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) voltaram a se posicionar na área de ocupação no município de Caarapó, após o povo Guarani e Kaiowá retomar a Fazenda Ipuitã, localizada na Terra Indígena Guyraroká. Conforme o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), o grupo de povos originários conseguiu retomar o local na manhã desta quarta-feira (24).

A TI (Terra Indígena) Guyraroká é oficialmente reconhecida pela Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) como de ocupação tradicional e aguarda a finalização de seu processo de homologação. A retomada desta quarta-feira (24) é um desdobramento de um conflito iniciado no domingo (21), quando os Guarani e Kaiowá ocuparam a fazenda para impedir a pulverização de agrotóxicos próximo à sua aldeia.


Na segunda-feira (22), o Batalhão do Choque da Polícia Militar despejou os indígenas da área. Após o despejo, a comunidade deu um prazo de 48 horas para que a fazenda se comprometesse a interromper a pulverização. O prazo se esgotou na quarta-feira, sem resposta. Devido à falta de acordo, o grupo de indígenas decidiu retornar à área.

Em resposta aos acontecimentos, o MPI (Ministério dos Povos Indígenas) solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública o reforço da Força Nacional de Segurança na região.

A reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a Sejusp (Secretaria de Segurança Pública de MS) e também com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, solicitando posicionamento sobre o caso. Até o momento, não obtivemos retorno. O espaço segue aberto para posicionamentos.



https://midiamax.uol.com.br/cotidiano/2025/batalhao-choque-retorna-area-ocupacao-apos-indigenas-retomarem-fazenda-caarapo/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.