De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Ação de madeireiros em terras indígenas preocupa FUNAI

02/03/2001

Fonte: Site da Funai



O administrador executivo regional da FUNAI, Benigno Pessoa Marques, em Altamira/PA, afirma que a presença constante dos madeireiros em terras indígenas é um dos maiores problemas enfrentados atualmente por sua administração. Como resultado, ocorre o aliciamento de índios, conflitos e divergências de opinião dentro das comunidades.
A retirada de madeiras de lei como o mogno atinge, hoje, praticamente toda a terra indígena de Apiterewa, situada nos municípios de Altamirta e São Felix do Xingu, que ocupa a superfície de 980 mil hectares.
Os madeireiros infiltrados nas terras indígenas, negociam com os índios a permissão do corte, transportam a madeira, por rio ou por terra, e, finalmente, comerciliazam o valioso produto sem qualquer obstáculo.
Segundo Marques, há mandatos de prisão contra diversos madeireiros, muito deles pistoleiros da região, que já chegaram a fazer ameaças ao administrador, caso o órgão persista nas denúncias junto ao Ministério Público.
A Administração Executiva de Altamira luta agora para conseguir o apoio do Ministério Público, visando o cumprimento da prisão de diversos madeireiros, muitos dos quais circulam livremente na cidade de Altamira.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.