De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Funai localiza índios isolados da civilização na região norte

09/01/2001

Autor: Fábio Carvalho

Fonte: A Gazeta - Cuiabá - MT



Grupo, que deve pertencer à etnia tupi, está numa área entre Mato Grosso e o Amazonas

Índios sem contato regular com a civilização "branca" foram localizados ao norte de Mato Grosso, na divisa com o Estado do Amazonas. O contato feito pela Fundação Nacional do Índio (Funai) aconteceu no fim do ano passado, mas está revestido de muitas preocupações.
Um indigenista, com a intermediação de outros índios, conseguiu o contato com dois jovens do sexo masculino. Eles se chamam Tupi Kawali e Modei Tiku. Há registro fotográfico do contato. Calcula-se que existam mais 17 índios da mesma etnia sem nenhum contato com a civilização.
Existem fortes indícios como a língua falada, de que eles pertençam à etnia tupi. As informações, no entanto, ainda são incipientes. "Mesmo sem o contato, os índios têm noção da existência de um outro modelo de civilização com maior capacidade de estudo e destruição que eles", explica o geólogo e indigenista José Domingués Godói Filho.

Domingues conta que um indigenista que estava trabalhando na Frente Madeirinha, uma investida da Funai a noroeste do Estado, foi quem conseguiu o contato. Os índios, no entanto, evitaram falar sobre sua história ou mesmo se estão divididos em mais de uma aldeia. "A partir de agora, a Funai vai evitar o contato propriamente dito. Um posto avançado deverá fazer o monitoramento da região", acrescenta. A idéia inicial é monitorar a área que os índios ocupam ao longo de um ano (ou mais), compreendendo as diversas variações sazonais.
No futuro, estas informações podem subsidiar a demarcação de uma reserva.
O monitoramento deve reunir dados sobre a movimentação, calendário de festas e atividades de subsistência - só pela observação. "O contato muitas vezes cria demandas que se revelam, mais tarde, complicadores", destaca Doiningues. Outra preocupação é evitar divulgar o local onde os índios se encontram com precisão. "A Funai precisa evitar o enfrentamento com fazendeiros, latifundiários. Infelizmente, ainda existe em Mato Grosso gente que mata índio, usando os mais variados expedientes", finaliza.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.