De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Tentativa de contato com os "baixinhos" ocorre desde 1986

09/01/2001

Fonte: A Gazeta - Cuiabá - MT



Desde a década de 70, a Funai não estabelecia ligação com índios autônomos em Mato Grosso ("autônomo" é a denominação de índios sem contato). "Desde 86, temos ouvido falar deles. Já foram vistos por moradores, são conhecidos como 'baixinhos" na região, mas a Funai nunca teve contato. Provavelmente, é tupi mesmo a etnia", ratifica Izanoel dos Santos Sodré, sobre o contato da virada do século.
Izanoel trabalhou na superintendência do órgão em Cuiabá por 26 anos e; hoje está ligado à Coordenadoria de Assuntos Indígenas do governo do Estado, "Existem outros grupos com os quais a Funai ainda não teve contato", garante. Um deles também já foi visto por moradores da região noroeste do Estado. São conhecidos como "Cabeças Vermelhas" -provavelmente são da etnia cinta-Iarga.
Os últimos contatados com regularidade a partir da década de 70 foram os Enaw-ene-nawê e os Krenha Karore. Os primeiros foram localizados onde hoje se situa a cidade de Brasnorte.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.