De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Reunião entre polícias, Funai e indígenas

27/01/2002

Fonte: Correio do Estado-Campo Grande-MS



A Polícia Federal, Civil e a Funai reuniram-se ontem com lideranças indígenas e caciques das aldeias Cachoeirinha, Babaçu e Argola, distante cerca de 10 quilômetros de Miranda, com o objetivo de localizar e apreender armas de fogo que estariam sendo utilizadas pelos índios durante as festas.
No entanto, foi em vão a tentativa de negociação com os índios para colaborarem com a operação, pois os moradores das aldeias dificultaram as investigações e impediram o acesso das autoridades nas casas.
Na madrugada da última quinta-feira, três indígenas morreram e outros quatro ficaram gravemente feridos durante confronto entre famílias das três aldeias da tribo terena. No momento do conflito, os envolvidos estavam embriagados.
O delegado da Polícia Civil de Miranda, Orlando Sacchi, disse à reportagem do Correio do Estado que foi informado da existência de um grande número de armas de fogo no interior das aldeias. "Há denúncia de que mais de 100 armas, entre revólveres e espingardas, estão em poder dos moradores", afirmou.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.