De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Índios desocupam sede da Funai

24/04/2006

Autor: Luiz Vasconcelos

Fonte: A Crítica-Manaus-AM



Manicoré foi palco de conflito entre indígenas e diretor da Funai



O grupo de 22 indígenas que causava terror à direção da Fundação Nacional do Índio (Funai) do município de Manicoré (a 333 quilômetros de Manaus) abandonou a sede do órgão às 23h de domingo. Eles saíram sob a pressão de 86 indígenas da jurisdição da cidade, que foram mobilizados para retomar o prédio da instituição.

O motivo da ocupação - iniciada na tarde de sexta-feira - era a insatisfação de uma minoria com a administração de Eurípedes Brito. O grupo, liderado por Natanael Rodrigues Parente, estava armado de arco e fecha, munido de pneu e gasolina e ameaçava a integridade dos funcionários da Funai.
O conflito só veio a público agora, mas uma fonte ligada aos índios, que preferiu não se identificar, disse que o problema entre Natanael e Brito é antigo. "Ele nem mora em área indígena, mas vive insatisfeito com tudo e com todos. Os indígenas que moram na área reservada para eles não têm problema com o administrador da Funai", relata, acrescentando que Natanael tem uma ligação estreita com a Funai de Porto Velho.

Eurípedes Brito diz que o clima na Funai é tranqüilo. Alguns índios aguardam a direção nacional do órgão para fazerem suas reclamações e serem enviados para suas aldeias. "Estamos dando alimentos para eles e aguardando a chegada do representante da Funai", diz.

Indígenas das etnias Parintintim, Torá, Apurinã, Mura e Mundurucu ainda continuam no município. Apenas oito foram enviados para Manaus. Brito afirma que não houve resistência e nem violência física no momento da retomada da sede. "Houve xingamento, não contato físico", afirma.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.