De Pueblos Indígenas en Brasil

Notícias

Índios e policiais contra garimpo clandestino

23/03/2002

Autor: EDSON LUIZ

Fonte: Estado de S. Paulo-SP



Documentos anexos


Índios e policiais federais se uniram ontem, em Rondônia, para acabar definitivamente com o garimpo clandestino de diamantes na Reserva Roosevelt, do grupo indígena Cinta-Larga. Cerca de 100 agentes e 150 guerreiros suruís, zorós e gaviões entraram na área e expulsaram em torno de 300 pessoas que estavam fazendo a extração do minério. Diversos veículos e tratores foram apreendidos, e a situação é tensa na região.

O garimpo do Roosevelt é um dos maiores produtores de diamantes do País e começou a ser explorado na metade do ano passado, quando milhares de pessoas entraram na área indígena com aval de funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai). A primeira incursão da PF no local ocorreu no final do ano passado, quando 80 pessoas foram presas, dezenas de maquinários apreendidos e abertos centenas de inquéritos.

Na operação que começou esta semana, os policiais contaram com a ajuda de índios de outras tribos, que temem que a ação dos garimpeiros na área Cinta-Larga se espalhe. "Conseguimos uma coisa importante logo no primeiro dia: interditar uma balsa que fazia a travessia do Rio Roosevelt levando alimentos, burros e maquinários para os garimpeiros", anunciou o coordenador da operação, pela parte da Funai, Antenor Gonçalves Bastos Filho.

Ontem, representantes do Ministério Público Federal, PF, Funai e Ibama reuniram-se no Palácio do Planalto para discutir a retirada dos garimpeiros.

O maior problema é criar empregos que substituam a atividade garimpeira em terras indígenas.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.