De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Índio de MS ganha prêmio Educador Nota 10

09/03/2007

Fonte: Dourados News



O professor indígena Ismael Moreira, morador da aldeia de Amambai, recebeu da Fundação Victor Civita 2006 o prêmio Educador Nota 10. Ele é graduado em Educação Física pela Unigran e também atuou na escola indígena Agustinho, na aldeia Bororó em Dourados. Ismael é professor da escola Mbo´eroy Guarani/kaiowá e ensina danças guaranis aos seus
alunos de 1ª a 4ª série com o objetivo de recuperar antigas tradições indígenas adormecidas. O seu trabalho tenta interromper a trajetória tortuosa de seu povo, confinados em uma área de 3,4 mil metros quadrados por indivíduo onde vivem 7 mil índios que também enfrentam a miséria, o alcoolismo e as drogas. A dança na perspectiva curricular atual é tema de Educação Física a ser explorado em toda educação básica, conforme explicou o professor Marcelo Barros da Silva, selecionador do prêmio Victor Civita de 2006, em entrevista para a Revista Escola. Ele explica que as coreografias desenvolvem a força, a agilidade e a percepção rítmica. Recentemente, Ismael foi eleito um dos vencedores do Prêmio Culturas Indígenas promovido pelo Ministério da Cultura e viaja em breve para Brasília para receber o troféu.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.