De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Indígenas de Mato Grosso do Sul serão vacinados na 2ª

13/04/2007

Fonte: Aquidauana News



Tem inicio na próxima segunda (16) e prossegue até o próximo dia 26 (quinta) a vacinação na população indígena das aldeias Amambaí, Guassuty, Jaguari, Limão Verde e Taquaperi, localizadas no município de Amambaí. A ação será realizada pela Coordenação Regional da Funasa de Mato Grosso do Sul em conjunto com a Prefeitura Municipal de Miranda, que fornecerá os insumos, e aplicada pela equipe multidisciplinar de saúde indígena da Funasa, composta por médicos e enfermeiros que atuam no Pólo-base de Amambaí.

Segundo a coordenadora técnica e enfermeira do Pólo, Maysa Rodrigues Nascimento, a vacinação será realizada em micro-áreas dentro das aldeias e tem como objetivo vacinar crianças e adultos, priorizando a vacinação nas mulheres em idade fértil, de 12 à 39 anos, e crianças menores de cinco anos.

Durante a vacinação a equipe estará verificando os cartões para identificar se o esquema vacinal está completo e, ao mesmo, tempo estará cadastrando a população no banco do Siasi (Sistema de Informação de Atenção a Saúde indígena).

"A intenção de realizar o cadastramento da população é uma forma de saber como está à cobertura vacinal dentro da aldeia", esclarece Maysa.

De acordo com Maysa, a vacinação é um modo de prevenir e evitar as doenças como poliomilite, difiteteria, hepatite B, febre amarela, tríplice viral, varicela, pneumonia e gripe.

No mês de maio será realizada busca ativa na população indígena, pelos agentes de saúde indígena como uma forma de vacinar os faltosos.

O Pólo de Amambaí conta com uma população estimada em 11.300 habitantes que residem em cinco aldeias da região.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.