De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Funai avalia na 2ª mudanças em aldeias da região Sul

25/05/2007

Autor: Aline dos Santos

Fonte: Campo Grande News



Uma reunião na Funai (Fundação Nacional do Índio), em Brasília, na próxima segunda-feira vai avaliar o pedido de revisão da transferência da Administração Regional de Amambai para Dourados. No dia 9 de maio, foram publicadas duas portarias alterando a organização da fundação no Cone-Sul do Estado. Uma eleva o Núcleo de Apoio da Funai em Dourados à condição de Administração Regional do Cone-Sul. A outra transforma a antiga Administração de Amambai em núcleo de apoio, subordinado a Dourados.

O antropólogo da Funai, Cláudio Romeiro, enviado para explicar as mudanças, vai apresentar o pedido dos indígenas ao presidente da fundação, Márcio de Melo. "Ele já recebeu os documentos e está sensível ao problema", salienta. A decisão gerou descontentamento entre os índios das etnias guarani e caiuá, que realizaram protestos na MS-386 e em frente a Funai de Amambai.

Após a reunião desta sexta-feira, o cacique da aldeia Amambai, Rodolfo Ricartes, disse que as manifestações foram suspensas. "Cada um vai para a casa e volta quarta-feira, quando esperamos que saia uma nova portaria desfazendo as mudanças", acredita. A administração de Amambaí é responsável por cuidar de 22 áreas indígenas, com uma população estimada em 30 mil índios.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.