De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Mais uma criança indígena morre de desnutrição em MS

12/09/2007

Fonte: FSP, Brasil, p. A11



Mais uma criança indígena morre de desnutrição em MS

Hudson Corrêa
Da agência Folha, em Campo Grande

Um bebê indígena, de um mês e 11 dias, morreu de desnutrição grave anteontem no hospital da Missão Evangélica Caiuá em Dourados (MS), informou o médico-legista do IML (Instituto Médico Legal Raul Grigoletti).
Ao menos oito crianças indígenas das etnias guarani e caiuá morreram devido à desnutrição neste ano, segundo levantamento da Folha. No ano passado, foram 14 mortes; em 2005, 27.
Em julho deste ano, durante visita a Campo Grande, o presidente Lula afirmou que montou "um pelotão de choque com companheiros de vários ministérios" e resolveu o problema da morte de crianças por desnutrição.
Lideranças indígenas afirmam que crianças passam fome devido ao atraso na entrega de cestas de alimentos do governo federal, distribuídas pela Funasa. Procuradas pela Folha, a direção nacional da Funasa e a coordenação em Mato Grosso do Sul não se manifestaram. A Funasa é responsável pela saúde indígena nas aldeias.
O bebê Elvis Charles Lopes foi levado a Dourados para tratamento médico pela mãe, uma adolescente de 14 anos, da aldeia de Porto Lindo, em Japorã (MS), na fronteira com o Paraguai. A criança estava internada desde o início do mês.

FSP, 12/09/2007, Brasil, p. A11
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.