De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Saúde indígena do municipio de Miranda recebe benefícios

28/11/2007

Fonte: Aquidauana News




Miranda recebeu, na segunda-feira, 26, carregamento com 138 tipos de medicamentos para abastecer nove postos de saúde das oito aldeias indígenas terena do município, beneficiando a população de 6275 índios. Os medicamentos devem ser suficientes para garantir a demanda dos próximos noventa dias.

A Prefeitura também entregou ao Pólo-Base da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) de Miranda sete aparelhos de rádio amador e um compressor para o gabinete odontológico do Posto de Saúde da Aldeia Lalima.

Os rádios vão dar agilidade ao atendimento à saúde das famílias indígenas uma vez que as comunidades, na maioria das vezes, não dispõem de meios de comunicação como telefones fixos e estão fora da área de cobertura das operadoras de telefonia celular. Seis aparelhos de rádio serão instalados em viaturas da Funasa e um na aldeia Passarinho.

Os benefícios entregues para o Pólo-Base da Funasa foram adquiridos com recursos da Secretaria de Assistência à Saúde do Governo Federal, através de parceria com a Prefeitura Municipal, a Funasa e as comunidades indígenas.

Numa pactuação, os parceiros definiram, com o aval das principais lideranças indígenas, onde os recursos enviados pelo Governo Federal seriam aplicados com o objetivo de melhorar o atendimento à saúde dos índios, ajudando a diminuir os índices de mortalidade.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.