De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Índios terão ensino médio

26/07/2002

Autor: MARILÚCIA PEREIRA

Fonte: Diário Catarinense-Florianópolis-SC



A educação indígena no Médio Vale será estendida até o ensino médio. Quem garante é a coordenadora do Núcleo de Educação Indígena da Secretaria Estadual de Educação, Sandra Mara Cardoso.

Segundo ela, a secretaria está construindo a escola Laklãnõ, na reversa Xokleng em José Boiteux, onde 50 alunos devem ser matriculados para o ano letivo de 2003. "O ensino médio é aplicado conforme a demanda da comunidade e esta será a segunda escola contemplada no Estado."

Desde quarta-feira 60 professores que lecionam nas 32 escolas indígenas de Santa Catarina participam do Programa Parâmetro em Ação de Educação Escolar Indígena e desenvolvem a penúltima etapa do Curso de Formação e Habilitação para Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental do Contexto Kaingang e Xokleng.

Segundo a coordenadora, o curso de habilitação que os profissionais participam será concluída em setembro. Sandra adiantou que a Escola Laklãnõ não terá só professores índios. Os profissionais indígenas lecionarão principalmente nas disciplinas de áreas humanas.

Em Santa Catarina, apenas a Escola Cacique Vanhkre, na Grande Florianópolis, possibilita a conclusão do ensino básico.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.