De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Índios denunciam falta de água em reserva há 5 anos

29/03/2008

Fonte: MS Notícias




Os moradores da reserva indígena Potrero Guasu, em Paranhos, no Mato Grosso do Sul, encaminharam ao Ministério Público (MP) da região uma denúncia de que há cinco anos enfrentam falta de água potável. Essa situação estaria agravando os casos de desnutrição e aumentando os problemas de doenças de pele. De acordo com líderes indígenas, em maio do ano passado a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) chegou a furar dois poços para fornecer água à população local, porém, não foram colocadas as bombas.

A assessoria de imprensa da Funasa informou que a reserva não é legalizada e, por isso, a instalação das bombas não pode ser efetuada. "Trata-se de uma área em litígio. Portanto, o serviço público não pode investir recursos", alegou a Funasa-MS.

De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), a posição assumida pela Funasa é contraditória. "Se não seria possível colocar as bombas, que não tivessem sido furados os poços", disse o integrante do CIMI, Cristiano Navarro. "Nós entendemos que se trata de uma região em litígio, mas esses índios estão nessa reserva há cinco anos e o Estado não pode deixar que esses nativos morram de sede", afirmou.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source