De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Governo pedirá anulação da homologação da Raposa Serra do Sol

02/05/2008

Fonte: Folha de Boa Vista



O governo de Roraima pedirá ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (06), a nulidade do processo de homologação da área Raposa Serra do Sol e solicitará que a demarcação seja feita em ilhas.

A área indígena fica em Roraima na fronteira com a Venezuela e Guiana. Atualmente, na reserva vivem 18 mil índios. A área ocupa 7% da extensão do estado. Em abril a Polícia Federal começou a operação de retirada de não índios da região, que foi suspensa por uma ordem judicial.

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, solicitou no STF que os ministros façam cumprir o decreto de homologação da área, que determina a retirada dos não índios. Em Roraima, o Conselho Indígena, que defende a demarcação contínua, acredita que não haverá mudança na lei que garante a posse da terra para as comunidades. Caso o governo retroceda, o órgão pedirá ajuda internacional.

Após a apresentação da ação à justiça, caso a justiça julgar a favor do estado, a união terá que fazer um novo laudo antropológico. O governo dará entrada na ação no supremo na próxima terça-feira (06).
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.