De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Lula espera que STF decida rápido sobre demarcação de reserva indígena em Roraima

08/05/2008

Autor: Carolina Pimentel

Fonte: Agência Brasil



Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva espera que o Supremo Tribunal Federal (STF) decida em breve sobre a retirada ou não de não-índios da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. Ele afirmou que policiais federais e a Força Nacional de Segurança continuarão no local para manter a paz.

"Temos a obrigação de manter a paz e harmonia lá dentro. A Polícia Federal vai ficar lá e a Força Nacional de Segurança vai ficar lá. Vamos esperar que a Suprema Corte se manifeste. Quando se manifestar, não cabe a nós ficarmos reclamando ou aplaudindo. O resultado da Suprema Corte é o resultado da Suprema Corte. Vale para o governo, vale para os índios, vale para os brancos, vale para o governador, vale para todos nós", disse o presidente, depois de participar de cerimônia no Palácio do Planalto.

O STF suspendeu a operação da Polícia Federal para retirada de arrozeiros da terra indígena. O clima na região se acirrou nesta semana, depois que índios foram baleados por pistoleiros que trabalham para Paulo César Quartiero, líder dos produtores que resistem em deixar a reserva e também prefeito de Pacaraima. Quartiero foi preso pela Polícia Federal.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.