De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Procuradoria da República no Pará pede inquérito para analisar incidente em Altamira

20/05/2008

Autor: Thais Iervolino

Fonte: Amazônia.org



Após Paulo Fernando Vieira Souto Rezende, coordenador dos estudos da hidrelétrica de Belo Monte da Eletrobras, sair ferido, hoje (20), do Encontro Xingu Vivo para Sempre, a Procuradoria da República em Altamira (PA) pediu inquérito para averiguar o caso.

O incidente aconteceu após sua palestra em defesa da usina. Durante sua apresentação, o público, cerca de mil pessoas, vaiou duramente o representante do governo, que por isso elevou o tom de voz. Após sua fala, os índios se levantaram e começaram a cantar. Formou-se então uma roda de indígenas em torno de Rezende, que só conseguiu sair da
área com a intervenção dos organizadores.

Na confusão, o representante saiu ferido com um corte no braço direito e sem a camisa. Ele foi direto ao hospital da cidade mas não corre risco de morte. "Determinei que fosse tomado o depoimento do Paulo Fernando. Ele provavelmente ele será ouvido amanhã pelo delegado", disse Marco Antonio Almeira, procurador da República no estado.

Segundo dele, é preciso saber o que aconteceu. "Foram pedidas as fitas do evento para avaliar o que houve para tentar identificar quem fez [o corte]. A princípio a pena seria de lesão corporal, que equivale à prisão de três meses a um ano, mas é preciso analisar melhor o caso", revela.

O encontro

Realizado entre os dias 19 e 23, o Encontro Xingu Vivo para Sempre acontece na cidade de Altamira, no Pará, e reúne povos indíenas, ribeirinhos, ambientalistas e movimentos sociais para discutir o projeto de instalação da Usina Hidrelétrica Belo Monte.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.