De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Anciã indígena do Espírito Santo morre no Espírito Santo

01/10/2002

Fonte: Site da Funai



A índia mais velha do estado do Espírito Santo, Maria Deolindo Ribeiro, da aldeia tupiniquim de Pau-Brasil, no município de Aracruz, faleceu na quarta-feira passada (25), de morte natural e estima-se que sua idade fosse 120 anos. De acordo com a certidão de nascimento, ela devia ter 102 anos, mas os índios da aldeia garantem que Deolinda viveu entre 115 a 120 anos. Seu irmão, Manoel Deolindo Ribeiro, de 88 anos, afirmou que quando ele tinha vinte anos, Maria já era uma senhora bem mais velha.

Maria era conhecida como uma contadora de histórias e guardiã da memória de seu povo e gostava de relembrar aspectos da cultura indígena relacionados com os rituais religiosos. A professora Marlene Santos Figo, comparou a memória da anciã a um tesouro muito importante. Figo disse que as escolas do município costumavam levar os alunos para ouvir as histórias da anciã. (Simone Cavalcante)
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.