De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Índio candidato a vereador é assassinado em Pernambuco

25/08/2008

Fonte: G1 - g1.globo.com




Um candidato a vereador e integrante da tribo Truká, no Serão pernambucano, foi morto a tiros no sábado (23) em frente ao comitê eleitoral. Mosení Araújo de Sá, 38 anos, deve ser enterrado ainda nesta segunda-feira (25) em Cabrobó (PE).

Com o nome de Mozeni Araújo na urna eletrônica, ele era candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e foi morto enquanto conversava com amigos em frente ao comitê.

Segundo a polícia, o suposto assassino, Maurício Alexandre da Silva, de 36 anos, foi preso em flagrante por policiais militares que passavam pelo local no momento do crime. Ele se aproximou da vítima e disparou várias vezes contra o candidato.

"O acusado assumiu que matou a vítima por vingança, em decorrência de uma agressão que teria sofrido numa época em que houve um movimento indígena na cidade para retomada de um território", informou o delegado Emanoel Luciano Caldas. A possibilidade do crime ter sido cometido por motivos políticos não foi totalmente descartada.

Com Maurício da Silva, a policia apreendeu ainda um revólver calibre 38, uma pistola com munição e um celular. Por medida de segurança, ele foi encaminhado ao Presídio de Salgueiro, também no Sertão, a 510 quilômetros do Recife.

Cabrobó, que fica a cerca de 530 quilômetros da capital pernambucana, tem 28.851 habitantes e 21.433 eleitores.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.