De Pueblos Indígenas en Brasil
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Índios rendem grupo de professores no RS
11/09/2008
Fonte: G1 - g1.globo.com
Tribo pede reformas em escola da aldeia.
Segundo cacique, grávida está entre os reféns.
Índios kaingang da Reserva do Rio da Várzea fazem oito professores da aldeia de reféns, na manhã desta quinta-feira (11), em Liberato Salzano (RS). De acordo com o cacique Albino Fortes, eles estão amarrados em bancos no pátio da escola sob a vigilância de índios.
A tribo reivindica melhorias para a escola da aldeia. "Em 2004, fizemos pedidos para que a escola passasse por reformas. Continua, por exemplo, sem banheiro", diz Fortes.
Entre os reféns, quatro são índios e quatro são brancos. Segundo o cacique, uma professora grávida faz parte do grupo e passa bem. Os índios exigem a presença de um representante de educação do estado para discutir.
De acordo com a Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, a construção de uma nova escola na região está em orçamento. O coordenador de educação de Palmeira das Missões (RS), Diógenes Magalhães, deve se dirigir ao local para iniciar as negociações.
Segundo cacique, grávida está entre os reféns.
Índios kaingang da Reserva do Rio da Várzea fazem oito professores da aldeia de reféns, na manhã desta quinta-feira (11), em Liberato Salzano (RS). De acordo com o cacique Albino Fortes, eles estão amarrados em bancos no pátio da escola sob a vigilância de índios.
A tribo reivindica melhorias para a escola da aldeia. "Em 2004, fizemos pedidos para que a escola passasse por reformas. Continua, por exemplo, sem banheiro", diz Fortes.
Entre os reféns, quatro são índios e quatro são brancos. Segundo o cacique, uma professora grávida faz parte do grupo e passa bem. Os índios exigem a presença de um representante de educação do estado para discutir.
De acordo com a Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, a construção de uma nova escola na região está em orçamento. O coordenador de educação de Palmeira das Missões (RS), Diógenes Magalhães, deve se dirigir ao local para iniciar as negociações.
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