De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB/MS) apóia luta dos Guarani Kaiowá no MS

18/09/2008

Fonte: Cimi - www.cimi.org.br



Pela internet, nas ruas, nas universidades, nas aldeias, nas igrejas, nos sindicatos, nos assentamentos, avança a campanha do abaixo assinado a favor das demarcações de terras indígenas Guarani Kaiowá no Mato Grosso do Sul. A Campanha é uma iniciativa da Campanha "Povo Guarani, Grande Povo" e da Comissão de Direitos Kaiowa-Guarani, e tem o apoio do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

É grande o gesto de dignidade especialmente nas aldeias, onde, em meio de tantas necessidades, privações, pressões e ameaças, os jovens e as lideranças, especialmente, pegaram a atividade com muito entusiasmo. Por exemplo, no caso da aldeia Sucuri´y, município de Maracaju, a comunidade já enviou às assinaturas em grande quantidade. O mesmo espírito tomou conta de comunidades indígenas Ñandeva e Kaiowa, onde os próprios indígenas assumiram a responsabilidade de difundir a campanha do abaixo assinado.


Apoio da CRB

Outro exemplo importante de solidariedade é a manifesto da Conferencia dos Religiosos do Brasil (CRB) Regional Mato Grosso do Sul, em apoio aos direitos indígenas. O CRB tornou público seu apoio "à luta pelos direitos dos povos indígenas, particularmente dos Kaiowa-Guarani", durante a 39ª Assembléia Geral da entidade reunida nos dias 12 e 13 de setembro em Campo Grande. O pronunciamento dos religiosos exige que "a Constituição Federal, art. 231, seja respeitada e cumprida. Seja encontrada a justa forma de solucionar o conflito, no caminho do diálogo e o respeito à vida". O manifesto também disse: "Nós, religiosos e religiosas, reconhecemos a dívida histórica do Brasil a esses primeiros habitantes de nossas terras, transformados hoje no segmento mais pobre e sofrido do Mato Grosso do Sul".

A Campanha também recebe apoio em outros países. O abaixo assinado em espanhol, guarani e em português, ganha força e solidariedade de muitas pessoas e instituições de outros países de América Latina e da Europa. O abaixo assinado vai até o 15 de novembro, dentro de Campanha "Povo Guarani, Grande Povo" e às assinaturas recolhidas vão ser enviadas ao presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.