De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Kemp sugere a Delcídio que reserve verba para indenizações

06/11/2008

Autor: João Prestes

Fonte: Midiamax News - www.midiamax.com



Indicação apresentada pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT) na sessão de hoje solicita ao relator-geral do Orçamento da União, senador Delcídio do Amaral (PT), que inclua uma rubrica com previsão de recursos para o pagamento de indenizações aos produtores rurais que podem ter terras desapropriadas no processo de demarcação de áreas indígenas. "Penso que, ao se tornar uma indicação da Casa, teremos ainda mais peso nessa reivindicação", disse Kemp.

A idéia de indenizar os produtores que tenham terras desapropriadas para expandir as reservas indígenas do Estado não é nova, foi ventilada pelo próprio presidente Lula quando visitou o Estado em 2007, segundo disse o governador André Puccinelli (PMDB). Delcídio já havia dito que apresentaria emenda para garantir os recursos no Orçamento da União.

No dia 14 de julho, a Fundação Nacional do Índio (Funai) publicou seis portarias determinando a criação de Grupos Técnicos para identificação de territórios do povo guarani kaiowá em Mato Grosso do Sul. A ação é conseqüência de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pelo Ministério da Justiça, Ministério Público Federal, Funai e outras 23 lideranças indígenas.

Desde o início dos trabalhos, fazendeiros e autoridades vêm se mobilizando contra as demarcações. Em visita a Mato Grosso do Sul, o presidente da Fundação, Márcio Meira, defendeu um processo de negociação entre indígenas e produtores, a fim de garantir a paz no campo e o fim dos conflitos, principalmente, nas áreas dos Guarani Kaiowá.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.