De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Jucá defende demarcação contínua de Raposa Serra do Sol, mas excluindo áreas estratégicas

10/12/2008

Autor: Ana Luiza Zenker

Fonte: Agência Brasil - www.agenciabrasil.gov.br



Brasília - O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), defendeu hoje (10) a demarcação contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, mas, com a exclusão das áreas estratégica para o Estado.

"Eu vejo, por exemplo, a construção da hidrelétrica, as estradas, a Vila do Surumu, inclusive com o ações que beneficiarão a própria comunidade indígena", disse.

O senador destacou que é importante que o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) termine rapidamente para que o estado de Roraima possa se adequar ao que for decidido pelos ministros.

Jucá sugeriu que se substitua o atual modelo de produção por uma produção e arroz dos próprios índios, caso se decida pela demarcação continua e a retirada dos produtores de arroz região em disputa. "É importante que a área continue a produzir riquezas para o estado", disse.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.