De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Reserva indígena recebe estudantes de todo o país

30/04/2009

Fonte: Douradosagora.com - http://www.douradosagora.com.br/not-view.php?not_id=251866



A Prefeitura de Dourados, em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e com a comunidade indígena, promove pela primeira vez, uma espécie de City Tour pela Reserva Indígena. O primeiro local a ser visitado será a aldeia Jaguapiru nesta quinta-feira como forma de valorizar e fortalecer a cultura indígena.

O projeto envolve as Secretarias Municipais de Agricultura, Indústria e Comércio e Assistência Social, por meio da coordenação de Assuntos Indigenistas, representada pelo índio terena, Ezau Mamede. Acadêmicos de todo o país que estão em Dourados para participar de um encontro de extensão universitária, vão ter a chance de conhecer as áreas naturais, parques e praças, as belezas da cidade, além dos pontos turísticos como a Reserva Indígena que fazem parte do roteiro.

Todos os locais de visitação foram definidos pelos acadêmicos do curso de Turismo da UEMS. "Recebemos pessoas de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, enfim, de várias partes do país. Essa parceria da prefeitura com a universidade vai permitir que muita gente interessada em conhecer Dourados possa fazer isso. Estamos todos envolvidos neste trabalho", afirmou Rejane Delvalle Morinigo, da secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio e que também é acadêmica da UEMS.

A visita prevê um encontro pela manhã no Núcleo de Tradição Terena, com danças e comércio de artesanato. As atividades serão coordenadas pelo coordenador do núcelo, Renato Jorge. No período da tarde, os acadêmicos serão recebidos pelo cacique da aldeia Jaguapiru Getúlio Juca de Oliveira, que irá mostrar aos visitantes um pouco da cultura Guarani-Kaiowa.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Maurício Peralta, essa possibilidade oportuniza a geração de renda, ao mesmo tempo em que passa uma mensagem aos douradenses de que temos belezas a serem percebidas. Além disso, conforme Peraltta, acabamos valorizando aspectos ainda não explorados de nosso município.

"Dourados é uma cidade bonita e tem muitas coisas a serem contempladas. Queremos trabalhar em conjunto, já que buscar parcerias é uma característica da atual administração", destacou. A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) indiretamente também entra neste projeto de City Tour como parceira, já que foi através do encontro de universitários promovido pela instituição que surgiu este projeto de turismo nas aldeias.

Para Ezau Mamede, essa era uma antiga reivindicação da comunidade indígena. "Essas ações fortalecem nossa cultura e felizmente o prefeito tem correspondido a todos os nossos pedidos", ressaltou. O secretário de Agricultura, Indústria e Comércio, aproveitou para destacar a vocação que Dourados tem para o turismo de negócios. "A UFGD teve uma atitude corajosa em propiciar um evento desse porte, pois gera várias oportunidades não somente em relação ao desenvolvimento econômico", finalizou.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.