De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Campanha de Apoio e Solidariedade ao Povo Pataxó Hã-Hã-Hãe

21/05/2009

Fonte: Cimi - http://www.cimi.org.br/



O povo Pataxó Hã-Hã-Hãe, com o apoio do Cimi, iniciou uma campanha em favor da garantia de suas terras. É pretensão desta campanha, esclarecer a opinião pública sobre os direitos dos Pataxó Hã-Hã-Hãe e os problemas enfrentados por estes, de modo que todos possam compreender e apoiar a luta deste povo.

Após 26 anos de espera, o Supremo Tribunal Federal, iniciou o julgamento da Ação Civil no dia 24 de outubro de 2008. O ministro relator do processo, Eros Grau, reconheceu o direito dos indígenas à terra reivindicada por eles e considerou nulos os títulos de propriedade dos ocupantes não-indígenas destas terras, pedindo a retirada dos fazendeiros da área. Após o voto do relator, o ministro Carlos Alberto Menezes Direito pediu vistas do processo, adiando a conclusão do julgamento.

Acreditamos que a continuidade do julgamento desta Ação garantirá o direito constitucional deste povo de viver em sua terra, que já foi legalmente demarcada há tantas décadas, pondo assim um fim na lamentável trajetória de violência e brutalidade contra os Pataxó Hã-Hã-Hãe.

Você pode participar desta campanha, solicitando ao STF que retome o julgamento.

Assine o abaixo-assinado (PeticionOnline),
pela Garantia das Terras do Povo Pataxó Hã-Hã-Hãe: http://www.PetitionOnline.com/hahahae/petition.html

Saiba mais sobre a campanha:
http://www.cimi.org.br/pub/publicacoes/1242934778_FolderPHHH.pdf

Assista a um pequeno vídeo sobre a luta do Povo Pataxó Hã-Hã-Hãe:
http://www.youtube.com/watch?v=TpMvYi1EylI
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.