De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Índios ocupam sítio em Tamarana

08/07/2009

Fonte: Folha de Londrina - http://www.bonde.com.br/



Tamarana Cerca de 200 famílias de índios caingangues da Reserva Apucaraninha, em Tamarana (62 km ao sul de Londrina), estão acampadas desde o último fim de semana em um sítio do município. A ocupação é uma forma de reivindicar mais terras. Os índios dizem que os 5,5 mil hectares da reserva são insuficientes para garantir o sustento das 400 famílias que moram no local e ressaltam que originalmente a área da reserva seria de 68,5 mil hectares. \"\"Apenas 200 hectares da nossa área é agricultável. Em 1949, quando o Governo do Paraná regulamentou a reserva, éramos 50 famílias. Naquele tempo, os governantes consideraram que 5,5 mil hectares seriam suficientes, por isso lotearam o restante das nossas terras, mas a população caingangue aumentou e precisamos de terras para que os índios não se tornem marginalizados nas cidades\"\", diz Ivan Bribis Rodrigues, que se identifica como membro da comunidade indígena. A Reserva Apucaraninha está sem cacique.

Os proprietários das áreas que os índios querem \"\"reconquistar\"\" argumentam que adquiriram os lotes legalmente. O administrador da FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO (FUNAI) em Londrina, Mário Jacintho, disse que o caso está na Diretoria de Assuntos Fundiários (DAF) da FUNAI, em Brasília, desde 2007.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.