De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Maior área indígena do RS recebe ambulância da Funasa

13/07/2009

Fonte: Funasa - http://www.funasa.gov.br/



O município com maior concentração de indígenas do Rio Grande do Sul, Redentora, recebeu na última quinta-feira (09), uma ambulância da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para atendimento dos 3.600 kaingang que vivem nos seus limites, na região noroeste do Estado. O veículo integra um lote de ambulâncias adquiridas pelo Departamento de Saúde Indígena (Desai) da Funasa, em Brasília, que estão sendo distribuídas para prestação de serviço em áreas indígenas do país.

Redentora integra, com Tenente Portela, a Terra Indígena do Guarita, onde estão localizados 14 aldeias, totalizando 5.600 índios. O chefe de saúde indígena da Coordenação Regional no Rio Grande do Sul (Core/RS), Jair Martins, disse na solenidade de entrega que a ambulância é o coroamento de uma repactuação firmada com a Prefeitura há 60 dias.

O acordo incluiu a reorganização dos serviços de atendimento médico nas aldeias com o fortalecimento do trabalho preventivo, o que já resultou numa grande diminuição das internações hospitalares e das transferências de pacientes para outras cidades.

O coordenador regional da Funasa, Gustavo de Mello, destacou que o ambiente democrático e de colaboração permite a implementação de políticas sociais e de saúde capazes de melhorar as condições de vida do povo brasileiro e das comunidades indígenas. "Todos sabemos que só é possível fazermos uma política de saúde eficiente dialogando com as prefeituras, vereadores, secretarias municipais de saúde e com os próprios indígenas", afirmou.

Mello disse ainda ter orgulho de integrar uma Instituição que está fazendo história na saúde indígena do Estado. O vice-prefeito, Nilson Costa, lembrou que há alguns anos Redentora era alvo de muitas reportagens da imprensa e de interpelações do Ministério Público, devido às altas taxas de mortalidade infantil nas aldeias, o que já não ocorre mais. Em 2008, o coeficiente de mortalidade infantil indígena baixou para 28 por mil nascidos, um dos menores do país.

Ao receber a chave da ambulância das mãos do coordenador, o prefeito, Marcos César Giacomini (PMDB), reafirmou a parceria de sua administração com a Funasa. E homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela forma como vem tratando a questão social em seu governo: "Não votei nele, mas se fosse hoje votaria no presidente Lula, por estar olhando para esse povo que mais necessita no Brasil", discursou.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.