De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Saúde indígena em Barcelos será administrada pelos índios, diz prefeito

31/07/2009

Fonte: Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com/



Fonte: Portal Amazônia, com informações da Prefeitura de Barcelos

MANAUS - O prefeito do município de Barcelos, José Ribamar Beleza (PMDB), anunciou, ontem (30), que vai criar uma comissão de indígenas de diversas etnias para administrarem diretamente os recursos destinados à saúde indígena no município já em 2010. Segundo ele, esse é um antigo pedido dos indígenas.

Uma comissão formada por cinco pessoas, sendo três representantes indígenas e dois membros do município, darão início ao processo de transição. O prefeito informou que os próprios indígenas irão eleger seus representantes nessa nova forma de administração.

Os eleitos passarão por cursos de capacitação em temas relacionados à saúde e gestão pública. Segundo Beleza, os novos gestores deverão administrar um recurso de R$ 73 mil que é repassado todo mês pelo governo Federal ao município, através da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Segundo Ribamar Beleza, com a transferência da gestão da saúde aos indígenas, eles terão que administrar os recursos públicos para que toda essa estrutura de atendimento permaneça funcionando. "O município dará todo apoio a eles, mas a palavra final será dos gestores indígenas. Eles irão decidir qual a melhor forma para aplicar os recursos", afirmou o prefeito.

Em Barcelos existem, aproximadamente, 1,5 mil indígenas, o equivalente a 6% da população, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Eles pertencem às etnias: Baré, Baniwa, Piya-Tapuya, Arapasso, Dessana, Tariana, Tukano, Macuxi, Werekena, Urubu-Tapuia, Caxinaua, Ticuna, Tuyuca, Lanawa, Canamari, Karapanã e Wanano e estão distribuídos em 23 comunidades e cinco bairros no município.

Conflitos

Barcelos possui um Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) da Funasa, o conflito entre as etnias e os administradores do distrito é constante. Só no ano passado, a Funasa em Manaus foi invadida três vezes por lideranças indígenas que reivindicavam a gestão dos distritos sanitários no interior do Amazonas. (RC)
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source