De Pueblos Indígenas en Brasil
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Programa estimula formação para educação escolar indígena
31/07/2009
Fonte: Pantanal News - http://www.pantanalnews.com.br/
Por Redação Pantanal News/Noticias.MS
Campo Grande (MS) - A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou, nesta sexta-feira (31), o programa Observatório da Educação Escolar Indígena, com o objetivo de avançar na formação dos profissionais da educação básica intercultural indígena.
O novo observatório vai fomentar o desenvolvimento de estudos e pesquisas em educação voltadas à formação de professores e gestores educacionais para os Territórios Etnoeducacionais. Para isso, deve ser utilizada a infraestrutura disponível das instituições de educação superior e das bases de dados existentes no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), como o Censo da Educação Superior ou o Cadastro Nacional de Docentes.
Poderão apresentar projetos de estudos e pesquisas em educação escolar indígena instituições de ensino superior que tenham cursos e programas de graduação e pós-graduação stricto sensu regularmente autorizados ou reconhecidos pela Capes. O edital do Observatório da Educação Indígena será publicado na próxima segunda-feira (03). O novo programa, assim como o Observatório da Educação, é uma parceria da Capes com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) e com o (Inep).
Em Mato Grosso do Sul, existem dois cursos de formação de professores indígenas, mantidos pela Secretaria de Estado de Educação (SED): o curso Povos do Pantanal, que atende as aldeias da região pantaneira e o curso Ara Vera, que atende as etnias Kaiowá-Guarani, no sul do Estado.
Campo Grande (MS) - A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou, nesta sexta-feira (31), o programa Observatório da Educação Escolar Indígena, com o objetivo de avançar na formação dos profissionais da educação básica intercultural indígena.
O novo observatório vai fomentar o desenvolvimento de estudos e pesquisas em educação voltadas à formação de professores e gestores educacionais para os Territórios Etnoeducacionais. Para isso, deve ser utilizada a infraestrutura disponível das instituições de educação superior e das bases de dados existentes no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), como o Censo da Educação Superior ou o Cadastro Nacional de Docentes.
Poderão apresentar projetos de estudos e pesquisas em educação escolar indígena instituições de ensino superior que tenham cursos e programas de graduação e pós-graduação stricto sensu regularmente autorizados ou reconhecidos pela Capes. O edital do Observatório da Educação Indígena será publicado na próxima segunda-feira (03). O novo programa, assim como o Observatório da Educação, é uma parceria da Capes com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) e com o (Inep).
Em Mato Grosso do Sul, existem dois cursos de formação de professores indígenas, mantidos pela Secretaria de Estado de Educação (SED): o curso Povos do Pantanal, que atende as aldeias da região pantaneira e o curso Ara Vera, que atende as etnias Kaiowá-Guarani, no sul do Estado.
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