De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

MPF diz que ninguém pode obrigar índios a deixar BR-163

28/09/2009

Autor: Edivaldo Bitencourt

Fonte: Campo Grande News - http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=8&id=267846



O MPF (Ministério Público Federal) divulgou nota para ressaltar que ninguém pode obrigar os índios a deixar as margens da BR-163, em Dourados. Eles estão acampados e sofrem pressão de entidades e produtores rurais para deixar o acampamento.

"Não há base constitucional que autorize a remoção administrativa de indígenas de qualquer área, sem o consentimento da comunidade", destacou, em nota divulgada há pouco.

"Mesmo passando por uma situação degradante - falta de água potável, condições dignas de moradia e alimentação deficiente - a comunidade deliberou pela permanência na área, junto ao que eles consideram um tekoha, ou terra sagrada para suas tradições e costumes", ressaltou a Procuradoria da República.

"Portanto, não é possível a retirada do acampamento sem a concordância expressa dos indígenas, o que não existe até o momento. Ao MPF estranha ver que os demais acampamentos reivindicatórios no estado, tanto de trabalhadores sem-terra quanto de indígenas, não receba a mesma atenção da sociedade", destacou, sobre a pressão para a retirada dos índios da rodovia.

O MPF até pediu para a Polícia Rodoviária Federal e ao DNIT para que adotem as medidas para evitar qualquer problema aos índios.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.