De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Índios de Camboinhas ainda ocupam reserva ambiental

27/02/2010

Autor: Luiz Gustavo Schmitt

Fonte: O Globo - http://migre.me/lPX5



Desde que foi construída a aldeia Tekoá Mboy-ty - Aldeia de Sementes - em Camboinhas, em abril de 2008, a população de índios guaranis, originários de Paraty, aumentou de 38 para 63 indígenas. Mesmo diante de uma proposta de transferência para a restinga de Maricá, que ainda está em negociação com a prefeitura deste município, a tribo mantém o argumento de que só sai da região mediante garantias de preservação dos cemitérios indígenas, que estariam no solo ocupado há oito mil anos.

Enquanto isso, a aldeia continua instalada numa reserva ambiental, que segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) faz parte do Parque Estadual da Serra da Tiririca. O Inea informa que eles terão de ser transferidos, mas ainda aguarda um posicionamento da Funai, que ainda não se pronunciou sobre o assunto.

-Estamos aqui para preservar os sambaquis (ossadas indígenas). Não vamos deixar que o homem branco construa prédios neste local - argumenta o cacique Darci Tupã.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.