De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Vem ai o Paranoá II

26/06/1998

Autor: Ronaldo Brasiliense

Fonte: Correio Brasiliense



Documentos anexos


O governador Cristovam Buarque quer criar uma nova cidade no Distrito Federal, sendo a área escolhida no Paranoá e terá capacidade para abrigar 33 mil habitantes. A área está inserida na APA do Lago do Paranoá e situada nos limites de duas outras unidades de conservação: a APA do Rio São Bartolomeu e a área de proteção do Paranoá Sul. Para a construção da nova cidade, o GDF está requerendo junto ao Ibama a antecipação em um ano do corte da floresta de pinus plantada na área. A proposta de expansão do Paranoá tem como objetivo atender à demanda habitacional de famílias pioneiras de baixa renda, remanescentes da antiga Vila Paranoá.

Cenários
Levantamento realizado pela Administração de Paranoá comprovou a existência de excedente populacional na região.

Vila surgiu com construção da barragem
A Vila Paranoá foi criada logo depois do início das obras de construção da Barragem de mesmo nome. O acampamento que abrigava os operários, ao final da construção, contabilizava 20 mil moradores em cinco mil barracos.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.