De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Índios marcham para a Barragem Norte

02/07/2003

Autor: ANA PAULA BANDEIRA/

Fonte: Diário Catarinense-Florianópolis-SC



Índios da Reserva Indígena Duque de Caxias começaram ontem um processo de ocupação da Barragem Norte, em José Boiteux. Eles ameaçam intensificar o protesto a partir de hoje, interrompendo acessos às estradas.

Durante todo o dia, grupos de indígenas deixaram suas aldeias para acampar na Barragem. "Vamos ficar aqui até que o ministro assine a Portaria Declaratória", adianta Vomblé Priprá, uma das lideranças da Aldeia Palmeirinha. Ele refere-se ao processo que tramita no Ministério da Justiça desde março, tratando do acréscimo de 23 mil hectares à área onde vive o povo da Reserva de Duque de Caxias (hoje com 14 mil hectares). A área solicitada, na localidade de Bom Sucesso, está habitada por agricultores.

Doze lideranças da Reserva estão em Brasília, junto com outros grupos indígenas do Sul do país. Todos aguardam, acampados na frente do Ministério da Justiça, definições do ministro Márcio Thomaz Bastos.

Sem prazo para assinatura de portarias

O coordenador do Conselho Indigenista Missionário (Cime) Região Sul, Cleber Buzatto, participou da audiência ontem com o ministro.

Segundo ele, o ministro alegou questões técnicas e não assinou nenhuma das quatro portarias declaratórias pendentes, entre elas a da Reserva Duque de Caxias. A assessoria do Ministério informou que as reivindicações estão sendo avaliadas, mas há prazo definido para a resposta.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.