De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Índios pensam em invadir as terras no Vale do Itajaí

04/07/2003

Autor: ANA PAULA BANDEIRA

Fonte: Diário Catarinense-Florianópolis-SC



A proposta do Ministério da Justiça de estender por 120 dias a análise do processo de demarcação das terras da Reserva Indígena Duque de Caxias, em José Boiteux, provocou ainda maior inquietação na comunidade indígena.

A paralisação em rodovias se estende por três dias. Hoje lideranças indígenas se reúnem para definição de novas medidas reivindicatórias. Os índios vão discutir a possibilidade de eles mesmos iniciarem a tomada das terras.

Por enquanto um grupo de cem índios está acampado na área da Barragem Norte, além de estarem interrompidos o acesso municipal a Vitor Meireles e a SC-477, em Bom Sucesso.

O prefeito de José Boiteux, Augustinho Fusinato (PMDB), explica que por enquanto o movimento é pacífico e não implicou em danos. A preocupação, no entanto, é quanto aos alunos da Escola Básica João Bonelli. No centro de educação, localizado na Barra do Rio Dolmann - próximo ao local onde os índios estão realizando o protesto -, crianças brancas e índias estudam juntas.

"Os pais não estão levando as crianças brancas para a escola, por medo", conta o prefeito. O cacique da Aldeia Bugio, no entanto, afirma que o ônibus escolar é o único veículo a transitar normalmente pela rua interditada.

Prazo é para avaliar contestações

O processo de ampliação da Terra Indígena Duque de Caxias - de 14 mil hectares para 37 mil hectares - está aguardando por uma definição do ministro Márcio Thomas Bastos.

O assessor do ministério para assuntos indígenas, Luiz Cláudio Beirão, explica que o prazo de 120 dias foi solicitado por se tratar de um documento volumoso, composto por quatro contestações, como dos proprietários de terras na área pretendida.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.