De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Terapia ocupacional é realizada na Casai de Parintins (AM)

23/06/2010

Fonte: Funasa - http://www.funasa.gov.br



A Coordenação Regional da Funasa no Amazonas (Core/AM) promoveu terapia de saúde ocupacional na Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai) do município de Parintins. Durante as atividades realizadas neste mês, os indígenas aprenderam a trabalhar com tipos de artesanato que não os de costume, como: tiaras, bolsas, enfeites, caixas, manicure artística, entre outros. O evento contou com a instrução de colaboradores da Core/AM, que apoiaram o trabalho dos colaboradores locais. A terapia teve grande aceitação por parte dos índios. As peças produzidas poderão ser utilizadas como fonte de sustentabilidade nas aldeias.

De acordo com a técnica Miraci Nascimento, houve um bom aproveitamento do trabalho realizado. "Até aqueles que a princípio se recusaram a participar, no decorrer da semana já estavam desenvolvendo os trabalhos juntamente com o restante da equipe. Tivemos indígenas que se destacaram na confecção dos artesanatos e alguns aprenderam com o intuito de repassar o aprendizado".
A realização deste curso faz parte da programação do Plano Operacional da Core/AM.

Na ocasião de encerramento, foi cantada uma música na língua Sateré-Mawé que emocionou a todos. A musica falava de amizade e de agradecimento a deus. Os participantes puderam expor o reconhecimento pelo importante trabalho. A terapia demonstrou o tratamento diferencial com que os responsáveis pela saúde indígena tratam os indígenas do município.

http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=495
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.