De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

VI Jogos Indígenas homenageará a cultura Karajá

01/09/2003

Fonte: Site da Funai



A beleza da cultura Karajá, habitantes de terras indígenas situadas na Ilha do Bananal (TO) e em Aruanã (GO), no rio Araguaia, ganhará destaque na próxima edição dos Jogos dos Povos Indígenas, a realizar-se no período de 04 a 11 de novembro, na Praia da Graciosa, em Palmas, no Tocantins. Artesãos habilidosos, os Karajá são conhecidos por sua cerâmica, trabalho em palha e pintura corporal, além de colares e outros adereços de beleza rara. A ambientação do local, bem como o cartaz e material de divulgação será inspirado em seus desenhos.

Entre as inovações deste ano, os organizadores decidiram acender a pira um dia antes do desfile das delegações. No dia 03 de outubro (sexta-feira), às 18h, no Palácio do Governo indígenas acenderão a pira. Em seguida, às 20 h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado ocorrerá o Congresso Técnico dos V Jogos, com o objetivo de definir as regras para as competições e as normas de comportamento do atleta. Cada etnia participante poderá ter dois representantes no Congresso.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.