De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Escritora denuncia discriminação de tribos do MS

19/11/2010

Fonte: Agência Senado - http://www.senado.gov.br/



A escritora Tatiana Azambuja aproveitou a sessão de homenagem ao Dia da Consciência Negra e de solidariedade a vítimas de discriminação no Senado para denunciar a "violenta discriminação" de que são vítimas índios do Mato Grosso do Sul. Ela disse ter crescido convivendo com a miséria que assolava os povos guarani-kaiowá, guarani-nhandeva e terena - todos com tribos próximas a Dourados, onde nasceu.

Numa cidade e num estado onde os índios, segundo afirmou, continuam sem ter vez nem voz, ela decidiu abraçar essa causa e reunir suas reivindicações no livro "Direito ao Pão Novo".

- O sentimento de banalização dessa miséria me levou a dar um passo no sentido de defendê-los e de procurar as razões de seres humanos iguais a nós, feitos da mesma carne e do mesmo sangue, serem vítimas de tamanha discriminação - comentou.

Além de sustentar que o caminho para a dignidade humana passa pelo respeito, por observar e aprender com as diferenças, Tatiana Azambuja considerou histórica a homenagem prestada pelo Senado por representar um movimento de resgate da dignidade das minorias, dos povos que sempre estiveram à margem da sociedade.
-Acredito que só poderemos viver num mundo melhor quando a dignidade humana for a premissa maior da estrutura societária - finalizou.

http://www.senado.gov.br/noticias/verNoticia.aspx?codNoticia=105493&codAplicativo=2&parametros=%C3%ADndios
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.