De Pueblos Indígenas en Brasil
Noticias
Professoras Indígenas da UFGD escrevem sobre as possibilidades para a Educação
29/12/2010
Autor: Priscilla Peres
Fonte: Midiamax News - http://www.midiamax.com/
Professoras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), publicaram dois capítulos no livro "Jogos e Culturas Indígenas: Possibilidades para a Educação Intercultural nas Escolas".
A professora Marina Vinha escreveu sobre "Jogo de tabuleiro como prática educativa intercultural" e Maria Aparecida Rezende publicou sobre a "Oficina de alfabetização para professores Xavante da Terra Indígena Pimentel Barbosa".
O livro foi publicado pela editora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e faz parte do projeto "Jogos Indígenas e Educação: Produção Material Educativo Sobre os Jogos dos Povos Indígenas do Brasil", desenvolvido com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), por meio do Núcleo de Estudos sobre Corpo, Educação e Cultura (COEDUC) - Rede CEDES/SNDEL (Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer).
O material é uma coletânea de sete capítulos que traz saberes e práticas tradicionais de mais de vinte grupos, sendo que a maioria dos jogos são descritos por professores indígenas, alguns como co-autores dos capítulos, que fizeram suas formações acadêmicas no Mato Grosso, no Acre, no Amazonas e no Mato Grosso do Sul.
A obra é um material didático primoroso para o trabalho com a temática indígena na escola, mas também para que, nas escolas indígenas de todo o Brasil, os professores indígenas possam recorrer aos saberes e práticas de outros povos para promover a Educação Intercultural.
http://www.midiamax.com/noticias/735353-professoras+indigenas+ufgd+escrevem+sobre+possibilidades+para+educacao.html
A professora Marina Vinha escreveu sobre "Jogo de tabuleiro como prática educativa intercultural" e Maria Aparecida Rezende publicou sobre a "Oficina de alfabetização para professores Xavante da Terra Indígena Pimentel Barbosa".
O livro foi publicado pela editora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e faz parte do projeto "Jogos Indígenas e Educação: Produção Material Educativo Sobre os Jogos dos Povos Indígenas do Brasil", desenvolvido com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), por meio do Núcleo de Estudos sobre Corpo, Educação e Cultura (COEDUC) - Rede CEDES/SNDEL (Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer).
O material é uma coletânea de sete capítulos que traz saberes e práticas tradicionais de mais de vinte grupos, sendo que a maioria dos jogos são descritos por professores indígenas, alguns como co-autores dos capítulos, que fizeram suas formações acadêmicas no Mato Grosso, no Acre, no Amazonas e no Mato Grosso do Sul.
A obra é um material didático primoroso para o trabalho com a temática indígena na escola, mas também para que, nas escolas indígenas de todo o Brasil, os professores indígenas possam recorrer aos saberes e práticas de outros povos para promover a Educação Intercultural.
http://www.midiamax.com/noticias/735353-professoras+indigenas+ufgd+escrevem+sobre+possibilidades+para+educacao.html
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