De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Lideranças Cinta Larga e Funai realizam assembléia em Cacoal

23/10/2003

Fonte: Site da Funai



Com o objetivo de fortalecer as ações de proteção à Terra Indígena Roosevelt, em Rondônia, lideranças Cinta Larga e Administração Executiva Regional da Funai em Cacoal, onde está centralizada o Grupo Tarefa, se reúnem hoje (23), para discutir sobre novas estratégias para a fiscalização da área. O Grupo Tarefa foi criado no ano passado e, no início deste ano, com a participação das lideranças e guerreiros de todas as aldeias Cinta Larga, expulsou mais de cinco mil garimpeiros do interior da T.I.

De acordo com Walter Blos, coordenador do Grupo Tarefa, a Funai não está medindo esforços para apoiar as ações conjuntas com a polícia ambiental de Rondônia e com agentes federais para impedir invasões e conflitos com garimpeiros, que moram nos municípios próximos à Terra Indígena Roosevelt. Blos afirma que os Cinta Larga também estão decididos a não realizar qualquer acerto com garimpeiros, conforme ocorreu no ano passado. "Todas as vezes que eles permitiram a entrada de invasores, houve prejuízos imensos para sua cultura e para a própria vida da comunidade. Lucram uns poucos, enquanto as aldeias vão se desagregando em todos os sentidos: chega o álcool, muito usado pelos garimpeiros, as armas, a prostituição, as doenças e muitos outros males, explica Blos.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.