De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Jornais da região norte publicam informações inverídicas sobre o garimpo na Terra Indígena Roosevelt/RO

23/10/2003

Fonte: Site da Funai



Jornais da região norte, notadamente o Diário da Amazônia, vêm, insistentemente, publicando informações falsas sobre o garimpo de diamantes da Terra Indígena Roosevelt, em Rondonia, como forma de pressionar pela liberação da entradas de garimpeiros na área.

Chegam ao cúmulo de apresentar, como sendo de garimpeiros acampados próximo à terra indígena, a foto de um assentamento de sem-terras instalado em localidade totalmente diferente. O desserviço que prestam esse órgãos de imprensa em nada contribuem para trazer a paz na região. Ao contrário, podem trazer conseqüências desastrosas e imprevisíveis, tanto para garimpeiros quanto para índios.

O garimpo está fechado e assim continuará. As intimidações feitas ao pessoal da Funai não vão prosseguir, porque a Polícia Ambientale a Polícia Federal já estão na área dando suporte às ações de vigilância e controle levada a cabo pela Funai.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.